O maior propósito da Gnose, é eliminar da mente os elementos psicológicos que lhe foram agregados pelas sucessivas vidas.
1. A mente do homem moderno está totalmente degenerada e confusa devido aos erros e conflitos psicológicos que acarretam a si mesma. Por isso mesmo, o homem atual já não tem capacidade de ver as coisas como elas são; Percebe apenas uma realidade deformada e determinada por suas próprias deficiências e limitações emocionais e psicológicas.
2. O propósito principal da Gnose, como sistema filosófico de vida, é eliminar da mente os elementos psicológicos que foram agregados pelas sucessivas existências. Enquanto esses agregados psicológicos existirem em nossa mente, nunca poderemos ter uma verdadeira percepção da verdade e da realidade da vida.
3. Nisso, as religiões orientais levam certa vantagem sobre as ocidentais, porque o budismo desde há tempos prega que uma mente intoxicada não está pronto para experimentar a realidade e a vacuidade.
4. Porém, aceite qualquer doutrina sem prévia compreensão e correto entendimento de seus valores é como construir uma casa começando pelo telhado. Por isso mesmo a Gnose ensina diferentes métodos de comprovação prática dos princípios de sua doutrina.
5. Também é um erro muito grave querer ensinar o que não aprendeu nem para si. Todo instrutor deve saber perfeitamente bem o que faz e porque faz. Aqueles que se dedicam integralmente ao ensino e à práxis da Gnose devem buscar uma pureza crescente e permanente do ensinamento. Uma Escola, Lumisial ou Igreja Gnóstica exerce papel fundamental nesse propósito porque uma instituição gnóstica tem a grave responsabilidade de ser a encarnação dos preceitos da doutrina que ensina. Se algum instrutor ou líder gnóstico, no fundo tem a intenção de continuar a viver e a agir como sempre viveu e agiu, é melhor que não dê instrução. Ensinar uma doutrina distorcida certamente só lhe gerará mais karma a pagar.
6. Não que tange a fornecer meios e maneiras de se cultivar os aspectos positivos da mente e eliminar os negativos, de um modo geral todas as grandes religiões do mundo sempre ensinaram isso. A Gnose Aquariana é a síntese de todas elas. Por isso mesmo encarnar em si tanto a parte mística quanto a parte racional. O Grande Mestre Gnóstico responsável por essa Nova Gnose Aquariana, Samael Aun Weor, é bem claro quanto a esses aspectos, quando afirma que “não quer seguidores, mas gente preparada para pesquisar e investigar o ultra de todas as coisas por si mesmo”.
7. Quando bem transmitida e compreendida, esta Nova Gnose Aquariana torna-se um método muito eficiente para o Despertar da Consciência, para a Iluminação do Espírito e para a Auto-Realização Íntima. Mas, quando mal lançado e mal descoberto, não gera outros frutos que o fanatismo e o frio racionalismo teológico e cultural típico de nosso tempo. Em matéria de Gnose é preciso ir muito além da simples razão [e também das alucinações mentais] como ferramenta de pesquisa, investigação e comprovação.
8. A vivência ou a práxis gnóstica é muito mais que recitar mantras e orações ou cumprir um dever religioso semanalmente. Além dos aspectos devocionais, existem ainda os elementos do RETO AGIR, do RETO SENTIR e do RETO PENSAR, não desprezando nem ignorando tampouco os caminhos da SANTIDADE e da CASTIDADE CIENTÍFICA.
9. A prática da Gnose torna-se mais fácil e simples quando se compreende o valor e a importância de se poder contar com um Mestre de Sabedoria, uma Escola Capacitada e uma Doutrina Prática e consistente. Os autossuficientes, que crêem poder fazer tudo sozinhos, fracassaram devido à ilusão de que realizaram suas próprias e elementares capacidades espirituais. A convivência com autênticos “irmãos mais velhos e experientes” em muito contribui e facilita a percorrer o Caminho. O oposto também é válido: maus irmãos e instrutores não dificultam a jornada íntima bem mais difícil. Mas difícil mesmo é encontrar hoje no mundo irmãos e instrutores formados. Como reconhecê-los se já não temos mais capacidade de distinguir o bom do mau?
10. De qualquer modo, esses três aspectos mencionados, o mais importante deles é a DOUTRINA. Afinal, na última análise, ninguém pode fazer nada concreto a nosso favor, e só nós mesmos podemos nos ajudar. Ninguém pode obter a Iluminação ou a LIBERAÇÃO em nosso lugar. A ILUMINAÇÃO vem quando limpamos nossa mente dos seus venenos, dos seus agregados e dos seus elementos estranhos. E para isso, tudo o que é necessário é que se pratique CORRETAMENTE [Reta Ação] à Sagrada Doutrina.
11. A mente de uma pessoa comum e atual é indisciplinada e descontrolada. Portanto, não reúne os elementos básicos e fundamentais para nos catapultar a um SAMADHI ou a uma “visão profunda” do VAZIO ILUMINADOR e TRANSFORMADOR. Para que possamos ter sucesso em nossos sistemas avançados de Gnose é preciso primeiro DOMINAR as práticas básicas. Portanto, sem uma DISCIPLINA compreensiva e voluntária para iniciar e sustentar a prática dos valores e exercícios propostos pela Gnose, jamais seremos bem sucedidos naquilo que a Nova Gnose Aquariana apresenta como METAS AVANÇADAS, dentre as quais está a de encarnar nosso Buda Íntimo e depois o próprio Cristo Íntimo.
12. A essência da Nova Gnose Aquariana de Samael Aun Weor consiste em três fatores distintos, a saber:
1. Morrer em defeitos [purificar a mente]
2. Renascer do Espírito [formar o Filho do Homem dentro de si]
3. Trabalhar pela humanidade sem buscar retribuições [sacro ofício]
13. MORRER EM DEFEITOS é “renunciar a si mesmo” como ensinado o Cristo Jesus. RENASCER DO ESPÍRITO é formar dentro de nós a verdadeira natureza divina por meio da sabedoria, uso e transmutação de nossas energias sexuais. O SACRO OFÍCIO é toda ação praticada em favor do próximo sem objetivo e ânimo de recompensas. De todas as boas ações, a mais elevada de todas é ensinar a DOUTRINA DA LIBERAÇÃO.
14. Em tese, é possível obter a LIBERAÇÃO em uma única vida. Entretanto, a vida é curta e já vivemos boa parte dela. Importa agora nos perguntar o quanto “avançamos espiritualmente” nesta vida – se é que avançamos alguma coisa. Se a morte nos levar amanhã, deixaremos para trás o que fizemos e realizamos concretamente. Isso é o nosso Karma, que nos traz de volta em melhores ou piores condições, segundo temos vivido essa existência.
15. Se olhamos para Gnose, agora temos oportunidade de praticar uma Doutrina Liberadora. Portanto, é nosso dever espiritual praticá-lo de forma intensa e pura. A correta e positiva práxis gnóstica nos dá paz, luz, amor e verdade [sabedoria]. Ou seja: praticar ou não praticar é algo que está em nossas mãos decidir e só nós podemos decidir isso.
16. No entanto, a maioria das pessoas continua sonhando, projetando fantasias em forma de planos futuros, como se, de fato, o futuro estivesse em nossas mãos. Só o dia ou o momento presente é real e usá-lo de forma positiva ou negativa depende apenas de nossa vontade e livre decisão. Portanto, o único que realmente vale a pena na vida é praticar e viver intensamente as leis e princípios da Doutrina Sagrada, porque quando cultivamos ou praticamos ações virtuosas, a lei das correspondências e consequências [Karma] nos garante uma corrente de mudanças positivas que virão ao nosso encontro. E isso é uma das dádivas mais preciosas da vida humana: sermos capazes de gerar um ambiente positivo e promissor enquanto a vida mesma segue seu curso.
17. Todas as ações humanas são realizadas ou por poder, ou por compaixão ou por necessidade. E todas elas nos brindam oportunidades de AGIRMOS RETAMENTE. É isso, e somente isso, que nos garante um curso existencial livre de KARMAS.
18. Por fim, nada é totalmente bom, nem totalmente mau no mundo Samsárico. O que é bom para uns é mau para outros; o que beneficia a uns, diminui ou subtrai de outros. Por isso mesmo, tudo gera e implica em KARMA. E só nós podemos decidir o tipo de karma que queremos para nós mesmos.
Para um maior aprofundamento, recomendamos: A Religião do Futuro
Autor: Karl Bunn
Categories: : Gnose, Nossa História, Samael Aun Weor